Interdisciplinaridade e Transversalidade como Dimensões da Ação Pedagógica
Autor do resumo: Weslei Lira
O texto lido em sala de aula trouxe-nos uma melhor compreensão sobre o que é interdisciplinaridade e transversalidade e em posse desta informação podemos ver que é possível a utilização delas em sala de aula,mas os professores devem ter muita atenção na hora de utilizá-los ,pois é necessário que se desenvolva metodologias que impliquem na integração dos conhecimentos onde o aluno possa entender a união do ensino com a pesquisa,levando-os a participar ativamente e questionar aquilo que lhes é informado.
O grande entrave talvez seja a cultura escolar de hoje onde o aluno aprende sempre da maneira simples para o mais complicado e com métodos de repetição e memorização, é sabido que isso não é de todo ruim ,mas é preciso superar procurando ampliar a visão e não fragmentá-la.
Na interdisciplinaridade é questionado as diferentes áreas do conhecimento buscando inter-relacioná-las, já a transversalidade busca estabelecer relação entre o que aprendemos e a realidade,ou seja aprender a realidade da realidade, com os temas transversais é possível estabelecer conceitos de suma importância para a democracia e a cidadania ,pois estão presentes em várias formas da vida cotidiana.
A realidade escolar precisa passar por uma transformação fazendo com que os conteúdos tradicionais não sejam visto como a única forma de conhecimento e sim como meio, criando uma ponte entre a teoria estudada e a prática vivenciada por cada um, utilizando o conhecimento de mundo que o aluno traz para a escola tornará as aulas muito mais interessantes e menos cansativas e talvez assim poderemos reduzir o número de evasão escolar que ainda hoje é considerada alta.